MenuX

Núcleo Espirita "O Semeador"

O lar e a escola da educação.

A educação intelectual é desenvolvida na escola, porém, a educação moral é transmitida dentro do próprio lar. Os adultos que não conseguiram assimilar os valores morais, não têm como transmiti-los aos filhos, porque o discurso não será condizente com a prática. E os adolescentes prezam a sinceridade e a cobram a todo instante do meio em que vivem, principalmente dos adultos.

É imprescindível buscar o aprimoramento intelectual e, principalmente o moral continuamente. Kardec, através de suas obras, trouxe a máxima: “Amai-vos e Instruí-vos”. É a partir deste preparo que os adultos de hoje conseguirão os subsídios necessários para auxiliarem na formação dos adultos de amanhã.


A melhor forma de Educação é o exemplo. Uma postura positiva dos pais, onde os jovens são levados a compreender seus direitos e limites, é capaz de levá-los à reflexão, sem a necessidade do uso agressivo das palavras, ou agressão física, sermões ou de frases feitas.


A sinceridade e a cumplicidade - como no exemplo: o pai ou a mãe, ao sair, avisa ao filho aonde vai e a que horas retorna - estreitam os vínculos e criam um canal de diálogo e respeito.


É sempre muito importante o conhecimento de si mesmo e a prática da Reforma Íntima. É preciso conhecer-se para que haja a possibilidade de um bom relacionamento com as pessoas ao redor.

“A educação é o conjunto de hábitos adquiridos” (Kardec, LE p.685)

Acesse

#Compartilhe